A prefeita Débora Regis participa em Brasília do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece entre os dias 11 e 13/2. O evento, promovido pelo governo federal, reúne gestores municipais de todo o país eleitos para o mandato 2025-2028 e tem como objetivo aproximar ministérios e órgãos governamentais das prefeituras, facilitando o acesso a informações, ferramentas e recursos essenciais para a gestão pública.
Débora Regis destacou que sua participação no evento tem como foco a busca por parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento de Lauro de Freitas, especialmente na melhoria dos serviços públicos essenciais. A prefeita enfatizou a importância de fortalecer os municípios e defendeu mudanças no pacto federativo para garantir mais autonomia às cidades.
“Os municípios são onde as pessoas moram, trabalham e precisam de serviços públicos de qualidade. Precisamos fortalecer as cidades para que tenham mais autonomia financeira e administrativa. Hoje, o sistema de repartição de recursos no Brasil prejudica os municípios, que ficam sobrecarregados com demandas e com poucos recursos para investir. É necessário rever o pacto federativo, garantindo mais recursos para as cidades”, afirmou Débora.
Durante o encontro, a prefeita pretende articular projetos e captar recursos para áreas fundamentais, como saúde, educação e mobilidade. A meta é garantir investimentos que permitam a recuperação da cidade, que enfrenta grandes desafios herdados da gestão anterior, e oferecer serviços de qualidade para a população.
“Não é novidade para ninguém a situação de colapso administrativo e financeiro que encontramos Lauro de Freitas no dia 1º de janeiro. Contudo, não estamos medindo esforços para transformar essa realidade. No Encontro Nacional de Prefeitos, pretendemos não apenas trocar experiências e conhecimento, mas também buscar soluções concretas para melhorar a vida dos moradores de Lauro de Freitas”, acrescentou a gestora do Executivo.
Débora está acompanhada do chefe de Gabinete, Jonatas Passos. O encontro contou com abertura realizada pelo presidente Lula e a presença de ministros, deputados e senadores. Também participaram do evento os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e do Senado, Davi Alcolumbre.