A Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) combina cooperativismo, café orgânico e um produto final capaz de conquistar o exigente paladar português. Realmente, não é por ser da Bahia, mas quem prova o café da chapada não consegue ficar sem.
O primeiro pedido dos portugueses foi de uma saca de café, o produto foi aprovado e o tamanho do pedido cresceu bastante. Em agosto, a cooperativa enviou para Portugal 10 sacas com 60 quilos de café especial orgânico.
O sucesso da Cooperbio é acompanhado de diversos investimento da SDR por meio do Programa Bahia Produtiva. A expectativa é que este ano a safra atinja aproximadamente duas mil sacas de café. A previsão é comemorada pelos atuais 32 cooperados e 104 famílias espalhadas pelos municípios de Seabra, Lençóis e Bonito. A previsão de faturamento gira em torno de R$ R$ 1 milhão.
Nós estamos convictos de que os alimentos orgânicos produzidos pela agricultura familiar vão dominar o mercado interno e certamente diversos países do mundo. Quando conseguimos gerar um produto que é saboroso e saudável, além de fazer bem ao meio ambiente, criamos um mercado promissor que tende a crescer de maneira consistente.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!