O cruzeiro MSC Preziosa, que viria para a Bahia, voltou para o Rio de Janeiro, após decisão de suspensão temporária de navios turísticos, na segunda-feira (3/1). A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros proibiu novos embarques até o dia 21 de janeiro, após o surto de Covid-19 – com mais de 800 casos – em cruzeiros na costa brasileira.
Os que já estavam em operação, entretanto, podem finalizar seus trajetos, desde que cumpram os protocolos sanitários, como distanciamento e uso de máscaras. O MSC Preziosa, porém, não conseguiria desembarcar em solo baiano, pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou o pedido da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e suspendeu temporariamente a operação e atracação dos navios de turismo nos portos de Salvador e Ilhéus.
O Procon do Rio de Janeiro notificou a MSC e a Costa Cruzeiros, cujo navio “Costa Diadema” atracou em Salvador, na última semana, em busca de esclarecimentos. Uma reunião já foi marcada, inclusive, segundo o presidente do órgão.
A MSC ainda não se posicionou. Já a Costa Cruzeiros informou que pode devolver o dinheiro aos passageiros ou oferecer um voucher de crédito a ser usado para agendamento até o fim do ano para embarques até junho de 2023.