Crianças assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do Parque São Paulo, em Itinga, foram as primeiras a participarem da oficina de sucos funcionais. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) na sede do Centro de Referência de Segurança Alimentar (CRESAN), propõe um olhar mais cuidadoso sobre opções saudáveis para consumo.
A oficina ocorrerá uma vez por mês e contemplará crianças assistidas por outros grupos dos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de outros CRAS dos municípios.
Para Ruthe Lisboa, diretora do Departamento de Proteção Social Especial, a oficina é idealizada para que essas crianças entendam que a alimentação saudável pode ser divertida. Um momento de compartilhar com a família e até se distanciar um pouco das redes sociais.
“Existem oficinas que a criança só assiste. Nesta, ela coloca a mão na massa para conhecer o alimento. Elas têm a experiência de colocar a mão na fruta e saber que um suco que seria simples agora ele pode ser misturado com uma couve ou uma cenoura, por exemplo”, avaliou a diretora.
Para o pequeno Marcos Vinicius, que participa do Programa de Fortalecimento de Vínculos no CRAS do Parque São Paulo, a experiência foi muito especial. “Conheci novas frutas que eu pensava que era ruim, aqui descobri que é bom, é gostoso”, O jovem diz que ajuda pouco em casa, mas que quando participou da oficina ajudando a monitora se sentiu feliz e que agora vai ajudar a mãe também.
Lea Figueiredo, uma das acompanhantes do grupo, merendeira do núcleo Parque São Paulo, também ficou encantada com a oficina. “É muito importante ter essa orientação sabendo o que é necessário para nossa saúde. Muitas crianças não gostam de algumas frutas e verduras e aqui a gente fica sabendo que pode encaixar algumas misturas como maracujá e couve, acerola e cenoura”, disse.
Para a secretária da Semdesc, Huldaci Santana, essas atividades intersetoriais de grupos dos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos com a equipe do CRESAN fortalecem a política de assistência social e a proteção ao público infanto-juvenil na medida em que se busca garantir o direito humano à alimentação adequada.
ASCOM/PMLF
17/02/2019
www.laurodefreitas.ba.gov.br