17/11/2022
A 1ª Corrida/Caminhada pela saúde do homem, promovida pelo IBCR e Uroclínica, será gratuita e acontecerá no próximo dia 27/11, domingo, às 6h, no Jardim de Alah
Num trajeto de 5 km, a 1ª Corrida/Caminhada pela saúde do homem acontecerá no domingo, 27/11, com concentração às 6h, no Jardim de Alah, onde será feita a entrega das camisas. A mobilização que marca o mês de combate ao câncer de próstata tem o propósito de reforçar o papel do homem para a manutenção e resgate de sua saúde com a prática esportiva. O apelo do evento é justamente de promoção à saúde e ao incentivo para hábitos de vida mais saudáveis. A iniciativa é o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), grupo pioneiro no estado na prática da cirurgia robótica, forma mais moderna de tratar o câncer de próstata, em parceria com a Uroclínica da Bahia, que há 35 anos oferece serviços especializados no cuidado à saúde do homem. “Nosso intuito não é promover um evento esportivo competitivo. Queremos que cada participante venha com uma reflexão da necessidade do autocuidado e do seu papel como protagonista para cuidar de sua saúde”, explica o urologista Nilo Jorge Leão, coordenador do IBCR.
O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula situada abaixo da bexiga e que abrange a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, tendo sua maior frequência no sexo masculino, depois do câncer de pele. “Historicamente os homens não se atentam muito aos fatores que podem prevenir o surgimento de doenças, deixam para buscar atendimento médico quando há o agravamento dos sintomas e o comprometimento da sua qualidade de vida. A população masculina demonstra maior vulnerabilidade a problemas de saúde em relação às mulheres, por isso há uma maior incidência de mortes por doenças tratáveis ou evitáveis e tem acontecido cada vez mais precocemente”, ressalta o especialista.
A prática regular da atividade física é um dos pilares para a manutenção da saúde, mostrando-se como uma importante aliada, seja na prevenção ou no tratamento do câncer de próstata, assim como diversas outras doenças, reforça Nilo Jorge. “O exercício regular é fundamental para a reabilitação por causa do efeito anti-inflamatório que proporciona, agindo como intervenção importante no tratamento. A atividade física combate diretamente a obesidade, que é capaz de promover um desarranjo hormonal e que pode se tornar um estímulo aos mais diversos tipos de câncer”.
Os benefícios da prática regular de atividades físicas além de reduzirem o risco de várias doenças, permitem que os pacientes em tratamento do câncer tenham, no geral, melhores evoluções oncológicas, explica Nilo Jorge. “Percebemos nos pacientes melhor tolerância ao tratamento e bons resultados, melhora na capacidade cardiorrespiratória, ganhos de flexibilidade e força muscular e redução de sintomas como dor, fadiga e cansaço”.
Para pacientes que fizeram a prostatectomia radical (retirada da próstata), a recomendação é iniciar ou retomar a prática de atividades físicas após a cicatrização, com a liberação do médico. “Exercícios que envolvem especificamente a pelve, são benéficos para a reabilitação mais rápida da incontinência urinária pós-cirúrgica, que costuma ser tratada com a fisioterapia urológica para fortalecer a musculatura da região e melhorar o controle urinário. Já durante ou após a hormonioterapia e/ou radioterapia, não há restrição para a prática de atividade física. Ao contrário, ela pode contribuir para reduzir os níveis de toxidade dos tratamentos e a sensação de fadiga observada em alguns pacientes durante o período de terapia. A hormonioterapia pode acelerar a diminuição da massa óssea, levando à osteoporose, e da massa muscular, que pode comprometer a mobilidade do paciente. Dessa forma, a atividade física pode auxiliar na manutenção da massa muscular e diminuir o risco de osteoporose”, reitera.
É importante fazer uma programação das atividades físicas em comum acordo com o médico, que avaliará as condições físicas e o quadro geral do paciente, podendo orientar sobre práticas recomendáveis e aquelas eventualmente contraindicadas no momento.
Os interessados em participar da 1ª Corrida/Caminhada pela saúde do homem devem retirar a camisa no local do evento, a partir das 6h, no gramado do Jardim de Alah, onde acontecerá a concentração.
I Corrida/Caminhada pela Saúde do Homem IBCR e Uroclínica da Bahia
Data: 27/11/2022
Local: Jardim de Alah / Centro de Convenções (ida e volta)
Percurso: 5km
Concentração e entrega das camisas: 6h
Aquecimento: 6h30
Largada: 7h
Café da manhã
50 pessoas