Dando continuidade às ações alusivas à campanha nacional da Luta pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, “Coração Azul”, a coordenadora-geral de Gestão da Política e dos Planos Nacionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marina Bernardes, realizou, nesta terça-feira (18), uma visita técnica ao Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (NETP), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
Contando com a participação do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, a visita teve o objetivo de conhecer e verificar o funcionamento do órgão, vinculado à Prefeitura de Lauro de Freitas, que conta com o apoio técnico da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) e do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA).
O equipamento de combate a essas violações de Direitos Humanos foi inaugurado em fevereiro deste ano e faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A meta é ampliar as ações, com a implantação de mais núcleos municipais em locais estratégicos para atendimento às vítimas dessa modalidade de crime. A estrutura do NETP conta com atendimento social, jurídico e psicológico.
“É importante destacar que a vinda do Ministério da Justiça à Bahia é o reconhecimento do trabalho do Governo do Estado no enfrentamento ao tráfico de pessoas e de outras violações de direitos. A partir dessa visita, queremos firmar uma agenda para discutir as parcerias com o governo federal para auxiliar as ações de combate ao tráfico de pessoas e implantar novos núcleos no interior do estado. Agradeço a querida prefeita Moema Gramacho pela iniciativa precisa e que fortalece a agenda dos direitos humanos na região metropolitana de Salvador ”, afirmou o secretário Felipe Freitas.
“O fortalecimento das redes de atendimento das vítimas do tráfico de pessoas é fundamental para a garantia dos direitos do cidadão. A Bahia é um estado que tem feito um trabalho intenso no engajamento e na prevenção dessas práticas ilícitas. Nossa meta é ampliar as ações e firmar parcerias para fortalecer a rede e garantir os direitos do cidadão”, afirmou a coordenadora-geral.
Coração Azul
Com o tema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende”, a campanha é realizada em todo o país e visa conscientizar a população sobre os malefícios da prática ilícita que acarreta uma série de violações de direitos. A ação é alusiva ao Dia Internacional da Luta pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Assembleia Geral da ONU, celebrado no dia 30 de julho. Diversas atividades estão sendo realizadas para sensibilizar a sociedade através da campanha.