“Percebi que a arte é uma ferramenta de mudança muito poderosa; pois me mudou de maneira profissional, pessoal, política e, sobretudo, humana. Me deu acesso a um mundo que não cabe na grade curricular”. A afirmação é Mateus Fernandes, integrante do Conselho Estadual da Juventude e um dos 100 certificadas do Projeto Núcleo de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, resultado de convênio entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) e a Associação Cultural Tupã que atende jovens em situação de vulnerabilidade social no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas (RMS).
A solenidade de formatura, na tarde desta sexta-feira (24), contou com a presença do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, acompanhado do superintendente de Direitos Humanos, Emiliano José. “São ações como essa que oferecem oportunidades reais de acesso ao mercado de trabalho e, sobretudo, uma formação cidadã. Tenho certeza de que vai mudar a vida de cada um de vocês, que mostraram valor, competência, seriedade e capacidade de superar desafios e mostrar resultados. Vocês estão prontos para encarar desafios ainda maiores, porque jovem é para brilhar”, disse Martins.
O convênio com a Associação Cultural Tupã é parte da Política Estadual de Juventude para o enfrentamento à violência contra a juventude negra, selecionado por meio de edital do Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude. Os 100 jovens, entre 15 e 29 anos, tiveram aulas de Formação em Iniciação ao Teatro, Dança, e Figurino e Produção de Moda.
“A parceria com a Secretaria de Justiça assegurou o desenvolvimento do trabalho e, para além disso, a continuidade e o legado para toda comunidade”, afirmou a coordenadora do Núcleo, Eliete Teles, citando a criação de dois grupos de teatro e um de dança após o encerramento do Curso. “Os alunos também criaram o projeto Arte na Praça, que promove apresentações culturais gratuitas, na rua, e abertas a quem queira participar e mostrar sua arte”, enfatizou.
Programa Jovens Baianos
Braço executivo da Coordenação de Políticas para a Juventude da SJDHDS, o PJB é efetivado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep), por meio de parceria com instituições não governamentais. Além do Núcleo de Formação em Artes Cênicas, o Programa inclui ainda os projetos Semente de Ciência, Semeando Ciência no Pacto Pela Vida, Projeto Rede TV Jovem, Pracatum Escola de Música e Projeto Estúdio Multimeios.
Fundamentado em práticas pedagógicas, sociais, culturais e esportivas, o objetivo é promover o protagonismo juvenil com ações integradas, buscando o fortalecimento dos laços familiares, o desenvolvimento comunitário, o acesso e permanência na escola, e a formação profissional. Os projetos são direcionados aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), priorizando jovens com famílias de renda per capita até meio salário mínimo e que estejam matriculados em escolas públicas.
Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS)