O Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (CMS) assim como o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES) emitiram nessa semana recomendações de medidas contra o aumento da Covid-19 com novas variantes de preocupação sanitária.
Os dados mostram que, na semana de 13 a 19/11/2022, a Bahia teve 2.988 novos casos de covid-19, um aumento de 195,3%, com média de 1.260 casos ativos, que aumentou 51,2%, em relação a semana anterior e houve notificação de 5 óbitos.
Segundo o conselho municipal de saude, não se pode desconsiderar esses dados epidemiológicos da Bahia e os alertas da coordenação de síndromes gripais do Ministério da Saúde, do Observatório da Fiocruz, da Sociedade Brasileira de Infectologia, diante desse rápido e intenso crescimento da infecção de covid-19 e dos casos da Ômicron BQ1.
O CMS observa que o cenário real pode ser ainda pior que os dados mostram, já que aumento da demanda e positividade de testes nas farmácias e laboratórios particulares não são contabilizados nos boletins epidemiológicos e, na rede pública, a testagem se reduziu por escassez de testes.
Escolas de ensino médio e fundamental, assim como universidades bahianas (UFBACE UNEB), órgãos como o TRE, e algumas prefeituras como Conceição de Jacuípe, já votaram a adotar o uso de máscaras.
O presidente do CMS, Antônio Roberto dos Santos, observa que na Bahia 7,5 milhões de pessoas estão em atraso, sendo o estado do nordeste com maior número de faltosos.
Entre as recomendações feitas pelos colegiados do controle social da saúde estão:
- O retorno ao uso de mascaras em ambientes fechados, mal ventilados, com aglomerações,
- O retorno da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação contra covid-19 nesses órgãos bem como em locais com grande concentração de pessoas; – A otimização dos fluxos de atendimento e testagem de sindrome gripal, com ampliação da testagem garantindo aos casos suspeitos e sintomáticos;
- O fortalecimento da campanha e intensificação da vacinação, em particular dos que estão com atraso nas doses de reforço ou que não se vacinaram;
-A atualização dos boletins e informações epidemiológica e de vacinação no Painel Covid que não estão sendo mais produzidos e divulgados nos sites e redes sociais oficiais do governo;
-O reforço ou recomposição da equipe de vigilância epidemiológica e de saúde.
O GT-Coronaviris do Ministério Público Estadual da Bahia está também acompanhando e solicitando informações e providências dos órgãos públicos.
Fonte: CMS
Leia na íntegra as recomendações dos Conselhos de Saúde:
Recomendação CMS 003 de 22 de Novembro de 2022 acessível em – bit.ly/cms-bq1
Recomendação CES 09 de 17 de novembro de 2022 acessível em bit.ly/ces-bq1