Profissionais do ensino e membros ativos da comunidade se reuniram, na noite desta sexta-feira (6), para conferir a abertura da Conferência Municipal de Educação de Lauro de Freitas, um evento que ressalta a necessidade de debater o presente e o futuro da educação em todas as esferas da sociedade. Com o tema central “PNE (2024-2034) Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”, a conferência continua neste sábado (7), das 8h às 17h.
O motivo para a realização da conferência extraordinária foi de convocar trabalhadores da educação e a sociedade civil para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década. Através de diálogos abertos e compartilhamento de ideias, a conferência busca moldar o rumo da educação no município de Lauro de Freitas, no Estado da Bahia e no Brasil.
A mesa institucional de abertura, composta por autoridades municipais, estaduais e representantes de instituições públicas de ensino, destacou a necessidade de investir na educação, na valorização dos profissionais da área, além de garantir a inclusão de todos e todas.
A prefeita Moema Gramacho enfatizou que a educação é fundamental em todos os processos de formação da vida. “O tema que aborda direitos humanos, justiça social e desenvolvimento socioambiental é tudo o que tem de mais importante hoje para que possamos trabalhar uma educação de qualidade”, disse.
Na abertura do evento, a palestra magna foi conduzida por Paulo Gabriel Nacif, professor titular da UFRB. Em sua abordagem, ele destacou o artigo 205 da Constituição Brasileira que consagra a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família. “A base desta conferência está na sociedade organizando e escolhendo processos de aprendizagem, promovendo autonomia e capacidade crítica”.
Para a secretária Municipal de Educação (Semed), Vânia Galvão, a conferência é uma oportunidade para melhorar ainda mais o sistema educacional. “O evento vai além da abertura com autoridades e educadores. Amanhã será o momento principal, onde os participantes da conferência vão debater os sete eixos temáticos já definidos, além de realizar plenárias”, reforçou.
O evento, realizado pela Comissão Temporária de Organização da Conferência, vinculado a Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebe o apoio do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF).