A Cia Municipal de Teatro Amador de Lauro de Freitas abriu a temporada para os processos seletivos que irão formar o primeiro elenco da companhia. A primeira etapa das audições ocorrerá na próxima quarta-feira (12), em dois turnos, às 9h e 14h no Cinte Teatro de Lauro de Freitas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em co-parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Cidade Educadora).
Uma banca examinadora, formada por profissionais da área estará à disposição para avaliar aspectos relevantes dos candidatos (as) que irão integrar a Companhia. Podem participar alunos (as) com ou sem experiência na arte teatral com idades entre 12 e 19 anos, desde que estejam devidamente matriculados e frequentando regularmente a escola.
Nesta etapa o projeto está direcionado aos jovens do centro da cidade e adjacências, sendo que os selecionados irão integrar o Curso de Formação para Jovens Intérpretes, cujas aulas/ensaios ocorrerão na Concha Acústica Roger Batera, com aulas as terças e quintas no contra turno letivo do estudante selecionado.
Para Alberto Velloso (Tobé na foto), idealizador e um dos coordenadores do projeto, essa é uma iniciativa inédita que servirá de modelo para outras áreas de produção artística e cultural, tais como dança, circo, áudio visual, capoeira, música, literatura, etc.
Ainda segundo Alberto, “o teatro vive um momento ímpar em Lauro de Freitas, onde inúmeros grupos surgiram nos últimos 3 anos e a multiplicação se deve à necessidade da sociedade civil em entender que através da formação artística e da democratização de conteúdos culturais, a multiplicação de jovens atuantes nas comunidades trarão benefício moral e bem estar social”.
A próxima etapa ocorrerá em maio no bairro da Itinga, com aulas/ensaios às segundas e quartas, em local à confirmar. O projeto também se estenderá, ainda este semestre aos bairros de Portão e de Quingoma.
O Curso
O Curso de Formação de Jovens Intérpretes terá duração de 7 meses ininterruptos, com carga horária total de, aproximadamente, 160 horas. O curso tem em seu histórico de disciplinas, ementas como: Interpretação I, II e III, História do Teatro, Maquiagem I e II, Cenografia I e II, Expressão Corporal, Projeção Vocal, Improvisação, Clown e Pantomimas, Figurino, Cenografia, Iluminação Cênica e Sonoplastia, além de aulas teóricas e práticas da área.
O curso também disponibilizará palestras de Arte e Cidadania para os integrantes, como também aulas de campo, vivências, passeios a espetáculos e laboratórios de personagens. Para a culminância, será montado o espetáculo “Estórias de Ipitanga”, com pesquisa assinada pelo professor Gildásio Freitas e colaboradores.
Informações: 98506 8513 / 99239 5272 (whatsapp)
ciamunicpaldeteatro@gmail.com
www.ciamunicipaldeteatro.blogspot.com