Para se tornar um profissional valorizado, em primeiro lugar, o farmacêutico deve ter orgulho de sua profissão e entender sua importância como profissional da saúde, para então buscar caminhos que elucidem o seu verdadeiro papel para a saúde da população.
Nas farmácias e drogarias, o farmacêutico é o profissional mais acessível à população e o último a entrar em contato com o paciente antes do início do tratamento, por isso, possui grande responsabilidade na orientação quanto à utilização correta dos medicamentos.
Diante do exposto, pode-se concluir que a valorização deve ser iniciada com o próprio profissional, o qual deve conhecer o seu papel na sociedade, ter orgulho da sua profissão, valorizar os seus conhecimentos e aprimorá-los constantemente, de modo que fique devidamente capacitado para prestar um serviço de qualidade à população.
Assim, ao realizar de forma responsável todas as suas funções, o farmacêutico estará contribuindo para a divulgação dos serviços que podem ser prestados por este profissional e da sua importância e relevância para a sociedade. Diante de serviços de qualidade e que apresentem bons resultados futuros, a população irá reconhecer a necessidade desse profissional para a prevenção e promoção da sua saúde, e passará a valorizar a profissão farmacêutica.
25 de setembro dia em comemoração ao farmacêutico.