A sala Jadiel Matos, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, na manhã desta quarta-feira (16) ficou lotada por representantes dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, que fizeram questão de participar da reunião da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, presidida pelo deputado estadual Zó (PCdoB). O colegiado se propôs a resolver o conflito intermunicipal ainda este ano.
De acordo com Zó a sessão foi promissora, pois os dois municípios mostraram-se interessados em resolver o conflito que vai completar “Bodas de Ouro”, ou seja, 50 anos. “Temos a certeza que dessa vez o consenso vai acontecer”.
Zó declara também, que o colegiado tem ciência que a situação dos limites entre Lauro de Freitas e Salvador é muito complexa. A lei nº 2713/1969 é ultrapassada, não mais representa o acordo social em decorrência do crescimento principalmente de Lauro de Freitas, na qual a população ultrapassou o traçado que foram declarados na lei. Existem milhares de pessoas nessa faixa de indefinição territorial, e essa é a maior preocupação do colegiado, o pertencimento.
“Estamos abertos para ouvir com cautela a sugestão de todos os representantes, e a comissão teve um grande avanço na reunião de hoje. Vamos realizar mais audiências para chegarmos a uma solução para o caso. Já vimos que os representantes estão dispostos ao diálogo, e isso é muito importante”, salientou Zó.
Os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) relatam que a situação é grave e precisa de uma atenção imediata para estabelecer os limites da primeira capital do país, e sua vizinha Lauro de Freitas.