” A luta é pelo Brasil, pela democracia e, liberdade, pelo nosso povo. A nossa motivação é a defesa da soberania popular, dos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte do país”, essa é uma afirmação feita pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, durante o lançamento do Comitê das Mulheres pela Democracia, inaugurado nesta quarta-feira (31), em Lauro de Freitas. A ação foi uma iniciativa conjunta da senadora Lidice da Mata, da prefeita Moema Gramacho e da deputada federal Alice Portugal.
Em todo o Brasil, mais de dois mil comitês populares em defesa da democracia já foram criados, “um exemplo de resistência, força e amor pelo país”, destacou Martins, um dos fundadores do PT na Bahia.
O comitê funciona como um agrupamento de pessoas, militantes ou não, que resistem à retirada de direitos, aos abusos do Judiciário, à parcialidade da Justiça e à tentativa de corromper a eleição de 2018. Os grupos distribuem materiais, ajudam no esclarecimento da população, promovem atos politicos e conscientizam a população a respeito da importância da luta pela democracia.
Em seu pronunciamento, a senadora Lídice da Mata destacou a luta da mulher, fez uma dura fala de combate ao feminicídio e em defesa dos direitos das mulheres, destacando ainda, o papel feminino na política.
Já a prefeita Moema Gramacho, disse que lutar pela democracia, também é lutar pelas mulheres, que sem democracia não há espaço para o diálogo, para reivindicações, nem protestos. “Por isso é tão importante defende-la. Nossos problemas não serão resolvidos por mágicas, ou por decreto. Nossos problemas serão resolvidos com o esforço coletivo e com mais participação popular. Respeitem o desejo do povo e deixem Lula ser candidato”.
Durante o evento, a militância, lideranças, autoridades e demais pessoas presentes ressaltaram o papel do PT na sociedade, lembrando das mudanças promovidas na vida de milhões de brasileiros e brasileiras durante o governo popular e democrático do Partido dos Trabalhadores.