Por Eduardo Andrade
Na noite desta quarta-feira, 13.04.2022 o comandante da 52CIPM, Major Monteiro, se reuniu com os Moradores do Miragem para apresentar as ações que a Companhia vem desenvolvendo no combate da violência na região e uma palestra sobre medidas de prevenção a serem adotadas pelos moradores.
O encontro teve uma grande adesão dos moradores, principalmente devido aos recentes acontecimentos no Miragem e Vilas do Atlântico, e contou com a presença da Diretoria da AMOM – Associação dos Moradores do Miragem, da Associação de Moradores do Jardim do Atlântico, de Síndicos de Condomínios e do Vereador Tenóbio.
O Major iniciou a reunião falando da Operação Lauro de Freitas em Paz iniciada às 18 horas de ontem sem data para terminar, que conta com o apoio da RONDESP e outras Forças da PM, para o devido restabelecimento da Ordem.
Ele apresentou os principais problemas enfrentados no Miragem que vem sendo combatidos pela 52CIPM: furtos e roubos (arrombamentos); tráfico e uso de drogas ilícitas; violência doméstica; poluição sonora.
Abaixo segue um resumo dos principais pontos tratados neste encontro.
- Hoje a 52CIPM conta com 5 viaturas e 132 policiais. Desproporcional ao crescimento populacional de Lauro de Freitas que teve um aumento exponencial de 44% nos recentes anos. Com esse crescimento o Efetivo deveria ser de aproximadamente 290 policiais. Todavia já existe um encaminhamento junto ao Comando Geral da PM de aumento do efetivo em maio deste ano – policiais já em
treinamento. - A PM está instalando câmeras de vídeomonitoramento em Lauro de Freitas. Câmeras com identificação facial e de placas de veículos. A central fica em Salvador e as informações serão encaminhadas ao Comando.
- A GUARDA MUNICIPAL como força auxiliar poderia ajudar a 52CIPM no patrulhamento nas Praças Públicas. Isso já foi feito no Miragem e deu certo porque inibe pequenos furtos, a exemplo, de celulares e dessa forma a PM vai agir em operações de maior complexidade.
Segundo o Major a Guarda Municipal hoje conta com um efetivo de 90 homens. O Vereador Tenóbio falou sobre da atual situação de sucateamento da Guarda Municipal e da Central de Vídeomonitoramento e está buscando junto à Câmara Municipal que as providências sejam adotadas para a requalificação desse importante equipamento público que comprovadamente dá resultado se for utilizado da forma correta.
Foi falado por Eduardo Andrade que o Miragem já teve 50 câmeras colocadas por moradores em um Projeto de Parceria entre a AMOM e a Guarda Municipal firmado em 2018 onde as imagens chegavam na central de vídeomonitoramento e existia um botão de pânico que acionava a CIOP – Central de Operações em casos de urgência. Existia um preposto da PM na CIOP que acionava via rádio as viaturas quando era acionada pelo botão de pânico, pelo telefone 153 ou quando os profissionais identificavam na tela alguma movimentação suspeita. Devido ao sucateamento do local a PM retirou seus prepostos.
- A necessidade de troca das lâmpadas do Miragem. Promessa antiga da SESP que será cobrada pela AMOM e pelo Vereador Tenóbio.
- Corte dos matos. Dever da SESP que também está sendo cobrado pela AMOM e Vereador Tenóbio.
- Importância da Polícia Civil também no que lhe cabe, atuando de forma efetiva.
O Vereador Tenóbio ficou de articular em parceria com a AMOM uma audiência pública a ser realizada no Miragem com os moradores com o convite ao Secretário de Segurança Municipal, Secretário da SESP, representante da Polícia Civil, Major Monteiro e SETTOP. Uma proposta de GESTÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA envolvendo diversos poderes e ações em prol da Segurança e Ordem Pública.
A PM é a nossa força Maior, mas ela precisa de uma infraestrutura auxiliar que o Poder Público Municipal tem o dever de oferecer.
O papel dos moradores, das Associações de Moradores, dos Síndicos de Condomínios e dos Vereadores cobrar da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas que faça a sua parte, porque a PM, no caso a 52CIPM, sob o Comando do Major Monteiro está fazendo a parte dela mesmo com as limitações.
- Major Monteiro apresentou várias dicas de segurança pessoal em áreas públicas – prevenção, inclusive com alguns vídeos interessantes.
Enfim, com todas essas iniciativas a Ordem vem se restabelecimento no Miragem, para continuar sendo um Loteamento seguro, com a qualidade de vida e bem estar. Um lugar fantástico para se morar e viver.