A chuva com ventos fortes que caiu no início da tarde desta quarta-feira (22) em Lauro de Freitas provocou alagamentos que escoaram rapidamente sem causar transtornos à população. No balanço da Defesa Civil local foi registrado acúmulo de água em trechos das Avenidas Mário Epinhgaus, Amarílio Tiago e Gerino de Souza Filho.
As localidades de Boca da Mata e Sempre Verde, em Portão, pontos considerados críticos pela proximidade do Córrego dos Irmãos, também tiveram trechos inundados, mas sem danos. Outros incidentes, como queda de galhos de árvores, foram solucionados pelas equipes da “Operação Chuva”, que envolve seis secretarias da Prefeitura de Lauro de Freitas. Acionada pelos moradores, a Defesa Civil fez a colocação de lona na rua Francisco de Assis e Itaiti, no Parque São Paulo, em taludes desprotegidos.
As ações preventivas, realizadas nos últimos dias pelas secretarias de Serviço Público e Infraestrutura, com limpeza de rios, córregos e bueiros, evitaram maiores problemas em locais críticos, como a Boca da Mata. “Foi muita chuva, mas a água secou rápido”, informou o morador Carlos dos Santos.
As equipes da Prefeitura, que estão em alerta máximo desde as primeiras horas desta quarta-feira, quando estava previsto grande volume de chuva, vão continuar em plantão de 24 horas e podem ser acionadas pelos telefones pelos telefones 156/3369-3710 (CIMU), 199/3288-8628 (Defesa Civil) 153 (Guarda Municipal) 193 (Corpo de Bombeiros) e o 190 (Polícia Ambiental).
ASCOM PMLF
22/01/2020