As aulas das unidades de ensino municipal, no bairro da Valéria e localidades do Subúrbio Ferroviário de Salvador, seguem suspensas nesta segunda-feira (18/9), devido à sensação de insegurança na região. Apesar do reforço policial, desde a morte de um agente da Polícia Federal, ocorrido na última sexta (15/9), a população local vive em clima de medo.
Informações confirmadas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), na última sexta-feira (15/9), dão conta que 8.232 estudantes estão sem aulas.
Por meio de nota, enviada à redação da TV Aratu, a Secretária de Mobilidade de Salvador (Semob) informou que o serviço de transporte público ao bairro de Valéria e na comunidade da Creche, em Castelo Branco, segue suspenso. Por orientação da pasta, os coletivos vão até as prefeituras-bairro destas regiões.
Ainda conforme nota, o órgão reforçou que aguarda garantias por parte das autoridades responsáveis para garantir a segurança dos trabalhadores e da operação do sistema de transporte. Segundo profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Valéria, que segue funcionando, a procura da população caiu e o clima de insegurança mantém as pessoas casa vez mais dentro de suas casas.
A informação foi confirmada pela repórter Lorena Dias, do Bom Dia Bahia, programa da TV Aratu. Confira abaixo a reportagem completa.
Região do Subúrbio: Professora Olga Mettig, Agripiniano de Barros, Manuel Henrique da Silva Barrada, Paulo Mendes de Aguiar, Senador Antônio Carlos Peixoto Esther Félix da Silva, Fazenda Coutos, Sto. Antonio das Malvinas, Professor Antonio Pithon Pinto, Graciliano Ramos, Ítalo Gaudenzi, Darcy Ribeiro, Escolab 360, Cmeis Abdias Nascimento, Educar é Viver e Paulo Bispo Braz, estão com as atividades suspensas.
Valéria: São Francisco de Assis, Batista de Valéria, Nossa Senhora Aparecida, Milton Santos, Afonso Temporal e Cmei João Paulo I, estão com as atividades suspensas. Por precaução, os colégios estaduais Dinah Gonçalvez, em Valéria, e Nossa Senhora de Fatima, em Periperi, não abriram.
9 MORTOS ATÉ AGORA
Uma pistola e um revólver foram apreendidos na noite de domingo (17/9), com dois criminosos que participaram do “bonde” que entrou em confronto com forças de Segurança Pública no bairro de Valéria, na última sexta-feira (15/9).