A manhã deste sábado ficou animada para quem acompanhou a caminhada “Happy Down” em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down em Lauro de Freitas. Embalados pelo ritmo “eu sou down”, o público andou do Educandário Marisa Pitanga, na entrada de Vilas do Atlântico, até a praia.
Brincando com pó colorido os participantes se divertiam, mas não deixavam de lado a autoafirmação com o lema da caminhada sendo clamado várias vezes. O símbolo da iniciativa, a youtuber Cacai Bauer, lembrava a todo o momento que “ser diferente é normal”.
A prefeita Moema Gramacho entrou na brincadeira do colorido e ressaltou a importância da atividade. “Esse evento é uma expressão de vida, de amor e superação. Estamos juntos para mostrar que todos devem ter oportunidade e lutar pela defesa dos direitos humanos, que começa com o respeito”, enfatizou.
“Levantar a bandeira Down é trazer aceitação e acabar com o preconceito e a discriminação. Estamos juntos nessa causa”, declarou o secretário de Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas, Felipe Manasses.
Ana Paula Costa, moradora de Vida Nova, teve que ter pique para acompanhar o ritmo do filho Diego, de seis anos, durante a caminhada. “Eu sempre levo ele pra esse tipo de atividade. Ele está adorando e se diverte muito. E ainda estamos espalhando o sentimento de inclusão”, contou.
Débora Chil, 27 anos, veio de Salvador para participar do evento. Representando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) a garota que faz parte do grupo de teatro da instituição disse que estava achando o evento “interessante e divertido”.
A idealizadora da caminha, Jana Bauer, mãe de Cacai, contou que estava muito feliz com o resultado. “Não esperava que fosse ser esse sucesso todo. Desse jeito ano que vem teremos que fazer a semana do Dia internacional da Síndrome de Down e repetir a caminha para fechar as comemorações”, disse. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das Secretarias de Juventude, Igualdade Racial e Politicas Afirmativas (SEJUP), Educação (SEMED) e Transporte, Trânsito e Ordem Pública (SETTOP).
Acompanhado pela presidenta da Câmara de Vereadores Naide Brito, representante dos poderes legislativo e executivo do município também participaram do evento.
No final da caminhada, na praia de Vilas, os participantes se divertiram ao som da banda Visões do Nordeste, formada por deficientes visuais. Durante o percurso os responsáveis pela música foram o cantor Isahias Sampaio e a banda Bondboca. Esta foi a primeira edição da Dia Internacional da Síndrome de Down em Lauro de Freitas.