A Coelba fará a doação de refrigeradores científicos para armazenar as vacinas em 296 municípios baianos, que têm Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) até 0,61. A iniciativa faz parte de uma ação da Neoenergia que irá beneficiar 658 municípios atendidos pelas suas distribuidoras na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Ao escolher as cidades beneficiadas, a empresa levou em consideração as cidades com menores IDHM. Apenas na Bahia, a doação desses equipamentos representa um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.
“Neste momento em que a campanha de vacinação é a saída para conter a pandemia de Covid-19, apoiamos os municípios mais necessitados das nossas áreas de concessão, que precisam dos refrigeradores adequados para a vacinação da população com segurança. Reafirmamos nosso compromisso em levar mais do que energia para a sociedade”, afirma o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.
De acordo com a Coelba, a instalação de cada refrigerador científico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh, que será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda. As câmaras de conservação doadas são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.
Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, além de alarmes para avisar a em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio caso ocorra eventual intercorrência no fornecimento, com autonomia de até 12 horas. Além disso, os equipamentos possuem sensores e de um sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo.