A série Aborígene, do artista laurofreitense Sivu, está em exposição no Cine Teatro de Lauro de Freitas até o dia 17 de dezembro. A mostra reúne 48 peças da Coleção Tribal Afro-Indígena que retratam a resistência das relações entre índios, negros e brancos.
Utilizando na sua grande maioria materiais recicláveis para composição das suas obras, Sivu traz para a exposição Aborígenes máscaras afro-indígenas com predominância da liberdade de cores que expressam a força da natureza, valorizam e respeitam o meio ambiente em sua diversidade e totalidade.
Nascido no Rio Vermelho, Samuel da Silva Rosa, o Sivú, chegou a Lauro de Freitas com 10 anos. O trabalho do artista com a cultura afro vem da infância, na Vila Praiana, e segue até hoje dedicado a fomentar trabalhos culturais com base nas raízes africanas.
“Essa exposição vem para proporcionar a utilização racional do lixo além de levantar o potencial desse material nas comunidades”, explicou Sivu ressaltando a importância da reciclagem para o meio ambiente. “Precisamos ir do lixo ao luxo para promover a cidadania”.
A exposição é gratuita. O Cine Teatro de Lauro de Freitas fica localizado na Praça João Thiago dos Santos, no Centro, e funciona das 8h às 18h. Vale conderir.