Na primeira visita que os chineses ganhadores da licitação da ponte fizeram, ontem, além de um sobrevoo à ilha de Itaparica, foram a Lauro de Freitas, levados pelo vice-governador João Leão.
— Mostrei a eles Vilas do Atlântico, Praias de Ipitanga, vários condomínios e bairros, para dizer que 30 anos atrás Lauro de Freitas não tinha nada disso. Arrecadava R$ 120 mil dólares (R$ 520 mil). Hoje arrecada mais de 10 milhões de dólares (R$ 45 milhões).
A caravana chinesa, liderada por Don Futang, diretor executivo da CRCC, também viu que a ilha e cercanias hoje têm grande parte de áreas a serem exploradas.
— Eles são lá do outro lado do mundo, não conhecem nada aqui. É bom irem se acostumando.
Viaduto no porto
Diz João Leão que o porto de Salvador só terá a ganhar com a ponte Salvador-Itaparica, por um detalhe significativo: o projeto prevê a construção de um viaduto que conecta a via expressa da Ilha de Itaparica diretamente com a área portuária.
— A ideia é que as cargas não passem pelo núcleo urbano de Salvador.
Segundo ele, ano que vem o projeto será amplamente debatido com o pessoal da área portuária.