As atividades de prevenção e cuidado do Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado às Secretarias Municipais de Saúde (SESA) e Educação (SEMED) de Lauro de Freitas, chegaram na Escola Comunitária de Areia Branca, nesta quinta-feira (08). Cerca de 100 estudantes foram atendidos nas atividades que foram desde monitoramento e avaliação das condições de saúde até orientações.
A atuação do PSE contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, como afirma Milena Leite, médica da família e integrante da equipe do programa. “Aqui vamos avaliar o peso e altura dos estudantes, verificar a caderneta de vacinação, além de prestar orientações relacionadas a saúde bucal, alimentação saudável, prevenção de violências e Covid-19”, relatou.
Antes de receber a equipe do PSE na escola, todas as mães, pais e responsáveis foram avisados pela direção da unidade, como conta a coordenadora pedagógica Jaiane Estrela. “Fizemos o comunicado pedindo para que os responsáveis mandassem a caderneta de vacinação e o cartão SUS dos estudantes. Aqui no turno da manhã, temos estudantes do pré I, 1º, 3º e 4º ano”.
A mobilização do PSE para vacinação chegou na escola com a campanha da poliomielite, mas na verificação da caderneta foi identificado que todos os estudantes já estavam em dias com essa imunização. A equipe do programa é composta por enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde, nutricionista e médico da família.
Damares Ferreira, de oito anos, foi uma das alunas do 4º ano que prestou atenção nas orientações sobre saúde bucal. “Eu aprendi que devemos escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Na frente dos dentes a gente faz movimento de bolinha, em cima de trenzinho, tipo vai e vem, e do lado e na língua é como o movimento de vassoura”, replicou a estudante sobre as formas de escovação correta.