O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Bahia) emitiu, nesta terça-feira (23/5), um comunicado de risco para a Gripe Aviária para os municípios baianos. A situação foi caracterizada como “Emergência Zoossanitária” e seguirá vigente pelos próximos 180 dias.
Entre as recomendações expostas no comunicado estão a intensificação da vigilância contra a infecção das diversas aves silvestres e domésticas, que vem acontecendo em um curto período, e o controle das pessoas infectadas.
Ainda conforme o comunicado, fica recomendada a intensificação de ações de educação e mobilização social para não serem recolhidas as aves encontradas doentes ou mortas, sendo acionado o serviço veterinário mais próximo.
O documento foi divulgado após o Ministério da Agricultura e Pecuária declarar estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.