O Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, equipamento em construção na localidade de Pouso Alegre, na Itinga, recebeu, na manhã desta sexta-feira (21), a visita de um grupo de moradores da comunidade. Eles foram convidados pela equipe social da Secretaria Municipal de Infraeastrutura (SEINFRA) para conhecer o equipamento e iniciar o processo de definição das atividades que podem ser desenvolvidas no local e das regras de funcionamento, explicou a assistente social da Seinfra, Aldaíra Angélica.
“Fazemos parte de uma gestão democrática. Todas as normas e regras de funcionamento do CEU serão definidas pelos moradores com uma estrutura participativa, onde a comunidade vai ter vez e voz”. Na última quarta-feira (19) os morados de Pouso Alegre participaram de uma reunião para conhecer o projeto técnico. No total serão realizados 13 encontros com a comunidade para formação do Grupo Gestor que, além dos moradores, contará com representantes do poder público e de ONGs na gestão do CEU.
A visita foi guiada pelo arquiteto da Seinfra, Daniel Stride, que mostrou aos moradores cada uma das instalações do equipamento. “O CEU dispõe de espaços que permitem a prática de atividades diversificadas como quadra poliesportiva, pista de skate, telecentro, área de convivência, cine teatro, academia, biblioteca e uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)”. A conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2019
O grupo formado por comerciantes locais, vendedores ambulantes, trabalhadores de várias áreas de atividades, jovens e idosos, percorreu, encantado, cada espaço do equipamento. “Isso não tem em nenhum lugar por aqui por perto”, afirmou Carlos Augusto, que atua também com grupo de jovens em atividades esportivas já pensando nos talentos que poderão ser descobertos nas quadras do local.
Carlos Augusto ressaltou a importância da participação da comunidade nas decisões do funcionamento dos equipamentos públicos. “As pessoas costumam falar ‘ah é da Prefeitura’ mas isso aqui é nosso, então temos que cuidar. Esse envolvimento aumenta o nosso compromisso em manter o equipamento conservado”.
Após a conclusão da parte física, o CEU entra na etapa de fase de aquisição de equipamentos. Quando estiver funcionando o CEU será gerido – na representação do poder público – pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela Secretaria de Trabalho e Esporte e Lazer. A prefeita Moema Gramacho trouxe o CEU para Lauro de Freitas em sua segunda gestão, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas as obras foram interrompidas de 2013 a 2016.
As Praças CEUs foram concebidas no governo do ex-presidente Lula como espaço para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. No equipamento serão desenvolvidos programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. O CEU de Lauro de Freitas ocupa uma área de 3 mil metros quadrados.
Jornalista Mariana Cedrim
Fotos Edgard Copque
21/12/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br