O prefeito ACM Neto disse no X Encontro Internacional da
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nesta sexta-feira (16) em debate que a Educação em Salvador nos últimos cinco anos avançou e em 2018, 45 mil crianças foram matriculadas em creches e pré-escolas na rede municipal de ensino em Salvador.
De acordo com o presidente da Central das creches Cleriston Silva o prefeito ACM Neto falta com a verdade, os dados da educação infantil apresentados pelo prefeito em debate internacional, estão no minimo equivocados.
Em 2012 quando o prefeito ACM Neto assumiu a gestão, a capital baiana tinha exatamente 21.165 vagas em creches públicas e 6.906 vagas na rede comunitária. Em 2017 a prefeitura de Salvador fechou o balanço com 26.461 vagas na rede pública e 9.164 na rede comunitária totalizando 35.625 vagas. Em 2018 a prefeitura ainda não apresentou balanço oficial de quantas novas vagas foram criadas.
O prefeito ACM Neto disse que foram matriculadas 45 mil crianças de 0 a 5 anos na rede pública municipal, porém de dizer que as creches prometidas pela gestão municipal não ficaram prontas e mais de 140 mil crianças de 0 a 5 anos estão fora das creches públicas por falta de vagas e a merenda escolar é de péssima qualidade e muitas unidades não recebem merenda escolar como deveriam, sobretudo a rede comunitária.
” O que o prefeito ACM Neto, precisa dizer é que 45 mil crianças de 0 a 5 anos lançadas no censo escolar através do INEP representa mais de 100 milhões do Fundeb para os cofres da prefeitura, porém as crianças relatadas pelo prefeito nem todas estão nas creches por falta de vagas.
” O prefeito precisa ter mais responsabilidade com a educação infantil; Disse Silva, sinalizando que nos última 5 anoa foram fechadas 28 unidades de creches em Salvador o que reduz os dados apresentados pelo gráfico de 35.625 vagas de creches na capital”.