A segurança pública trabalha, neste Carnaval, na Bahia, com mais de 27 mil policiais e bombeiros, nas trinta e duas cidades onde existe a festa de Momo, como Porto Seguro, Itabuna, Camaçari e Salvador.
Na capital baiana, o reforço no policiamento está sendo feito, também, por 300 câmeras, incluindo o sistema de reconhecimento facial – implantado há um ano – justamente no Carnaval.
O equipamento, de alta tecnologia, reconhece com até 98% de semelhança, rostos de foragidos da justiça.
Neste ano, o sistema vai ter condição de checar a autenticidade de pessoas e documentos, confrontando os registros com o banco de dados da Segurança Pública. Em 2019 foram 89 prisões.
Além disso, portais de abordagem estão instalados nos três principais circuitos do Carnaval de salvador – Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) – impedindo a entrada de armas ou objetos que ofereçam riscos à vida de baianos e turistas.
Do alto, além das câmeras, 10 drones auxiliam o monitoramento das ações no solo, entre eles um super drone com maior capacidade de tempo de vôo e compatibilidade para receber o sistema de reconhecimento facial.
Postos de delegacias especiais, como o de atendimento à mulher e às vítimas de racismo e intolerância religiosa, também estão montados nos circuitos da folia, tanto em Salvador quanto nas outras cidades baianas, onde tem Carnaval.
Haverá ampliação em mais quarenta câmeras de reconhecimento facial, contra duas, do ano passado, informa o Coronel Anselmo Brandão, comandante geral da PMBA. “Transformamos o centro da cidade numa espécie de ‘Big Brother’. Nos locais onde os foliões irão brincar. Isso, é motivo de muita satisfação, saber que vamos ter um Carnaval onde as pessoas serão mais observadas, o folião será mais observado.” Frisou o coronel.
Além das câmeras, haverá os postos elevados de observação, em pontos estratégicos, onde os policiais ficarão observando a movimentação do folião. Tudo isso vai facilitar a identificação dos arruaceiros, aquelas pessoas que vão para as ruas para a prática criminosa e, o mais importante, além dessas câmeras de reconhecimento facial, nós temos outras câmaras em todo o circuito, num total de trezentas, ou seja, a rua vai estar completamente policiada e sendo observada através desses instrumentos tecnológicos. Complementou.
O Coronel Anselmo ainda manda um aviso:
“É bom lembrar que você, que está brincando o Carnaval em Salvador, turistas, o cidadão baiano, juntamente com seus familiares e amigos, fiquem certos que estamos aqui para lhe proteger. Mas você, que procura arruaça, que vem para a rua para trazer desordem, fique certo que nós vamos estar de olho em você! Vá na paz e conte conosco nesse Carnaval na corrente do bem.”
Fonte: Secom/BA