Sob ameaça de privatização da Petrobras, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), realizou, nesta sexta-feira (18), a abertura do seu 7° Congresso, com o tema “Petroleir@s em Luta contra a Privatização do Sistema Petrobrás e em Defesa da Democracia”. Carlos Martins, figura importante na história dos sindicatos na Bahia e ex-secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), participou do evento acompanhado do ex-governador do Estado, Jaques Wagner, da Senadora Lídice da Mata, presidentes da CUT, do PT Bahia e representantes do categoria.
Neste momento a categoria petroleira sai mais uma vez na vanguarda pela defesa do patrimônio brasileiro e da democracia. “ Todos nós que somos sindicalistas lutamos por melhor qualidade de vida, por melhores condições de trabalho. No entanto, neste cenário atual de golpes, é o momento de unirmos forças para a luta política e, essa luta, significa retomarmos o Brasil nas eleições de outubro. Avante companheiros, não podemos deixar que nos tomem um bem que é do povo brasileiro. Não à privatização da Petrobras, não ao golpe”, afirmou Martins durante discurso na tribuna do congresso.
Instância máxima de decisão da categoria, o congresso deve apontar formas de mobilização para a construção da greve nacional contra a privatização do Sistema Petrobras, já aprovada pelos petroleiros em diversas sessões de Assembleia Geral Extraordinária, realizadas de 02 a 11 de maio, nas unidades da estatal no Estado.
Na Bahia, onde a Petrobras possui a sua maior diversidade de negócios, a situação é grave, pois, de acordo com o Sindipetro Bahia, corre-se o grande risco da retirada da estatal do estado, principalmente a partir do anúncio da venda da RLAM, Termoelétricas, campos terrestres e do fechamento da FAFEN. “Esse governo golpista quer nos tirar uma história de trabalho, de conquistas com muito suor. Querem apagar o legado do PT, assim como estão fazendo com o nosso eterno presidente Lula. Agora, mais do que nunca, precisamos radicalizar e levar a palavra de ordem para todo o País: Lula Livre”, endossou Jaques Wagner.
“A Petrobras está sendo saqueada, numa velocidade absurda”, completou o diretor do Sindipetro, Radiovaldo Costa. O congresso contou ainda com a palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, editor do blog “Conversa Fiada” com o tema “democratização da mídia.
O Congresso segue até domingo no Hotel Fiesta, em Salvador.