O vereador Henrique Carballal (PDT) comentou, em entrevista ao BNews Agora na rádio Piatã FM nesta terça-feira (30), que vê a chegada do PSDB à base de Jerônimo Rodrigues (PT) como algo natural, de reafirmação dos tucanos no campo democrático e progressista. Segundo ele, é a oportunidade do partido se colocar de vez na oposição ao bolsonarismo.
“Eu vejo com muito bons olhos a chegada do PSDB. O Brasil viveu nos últimos anos, fruto da eleição de um presidente da República que estava eivado de ideologias com racismo, homofobia, xenofobia, que atrasa toda uma construção humana do século XX, de uma democracia. Quando a gente precisava afirmar os valores democráticos, a gente teve esse presidente que trouxe todo esse atraso”, criticou Carballal.
“O PSDB, nascido na Constituinte de 1988, com figuras que construíram uma relação muito próxima do que vem fazendo o presidente Lula e o governador Jerônimo. É um resgate da história do PSDB. É a possibilidade do PSDB voltar a se afirmar no campo democrático, progressista e reformista. Lembrando que o PSDB já teve um candidato a governador aqui [Jutahy Magalhães Jr.] que apoiou Lula mesmo o partido tendo um candidato a nível nacional [Fernando Henrique Cardoso, em 1994]. Para mim, é uma profunda satisfação”, disse o vereador.
Carballal afirmou ainda que a tendência do PSDB se juntar ao governo Jerônimo também aproxima os tucanos de se juntarem a uma candidatura aliada ao grupo petista em 2024, nas eleições municipais de Salvador.
“Há uma necessidade de arrumação política na Bahia para as eleições de 2024. O PSDB, dialogando com Jerônimo e construindo um caminho de fazer parte desse grupo político, certamente teremos uma aliança governista com a presença do PSDB. Eu entendo, como cientista político, que seria um fato natural a vinda do PSDB para a base de Jerônimo. Essa frente política que já existe hoje e que está se colocando tenderá a se afirmar”, analisou Carballal.
O parlamentar soteropolitano disse acreditar que Jerônimo já está trabalhando para a construção de candidaturas em todos os municípios da Bahia, com atenção às maiores cidades, onde ACM Neto (União Brasil) venceu em 2022.
“Eu acredito que o governador está trabalhando já. Pelo que eu conheço da sua liderança, tenho certeza que Jerônimo entende a importância de ter um aliado dirigindo a prefeitura de Salvador, mas também Camaçari, Lauro de Freitas, todas as cidades grandes, as quais nós tivemos muita dificuldade nas últimas eleições. Esses prefeitos apoiaram a candidatura do grupo oposto, que apoiava a candidatura de Jair Bolsonaro. Não podemos relaxar. Temos que fazer esse enfrentamento”.
Por fim, Carballal ainda comentou a disputa entre Geraldo Jr. (MDB) e Zé Trindade (PSB) pela candidatura apoiada por Jerônimo em Salvador. O vereador afirmou ser amigo dos dois postulantes e que, no final, terminará apoiando o candidato que o governador petista escolher.
“Geraldo Jr. é um grande amigo. Quando construímos essa aliança para que tivéssemos essa vitória, estávamos juntos. Eu conheço Zé Trindade há muitos anos. Fui sócio de Maurício Trindade. Sou grande amigo de Henrique Trindade, irmão de Zé. Foi meu colega na Câmara e é uma figura que tenho grande simpatia. O meu candidato à prefeitura de Salvador é o candidato do governador Jerônimo Rodrigues. A candidatura que Jerônimo escolher é a candidatura do projeto que a gente defende”, concluiu.