A promoção de medidas de inclusão social para adolescentes da Região Metropolitana de Salvador foi o principal assunto da reunião da Caravana do Pacto Pela Vida (PPV), realizada, na manhã desta segunda-feira (5), numa casa de eventos, no município de Lauro de Freitas. Participaram do encontro representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de integrantes das forças de segurança e dos municípios que compõem a RMS.
“O trabalho preventivo, ostensivo e investigativo da polícia vem sendo feito. Capturamos 729 criminosos e apreendemos 227 armas de fogo no quadrimestre. O que percebemos é um envolvimento muito grande de adolescentes usando e vendendo drogas e cometendo outros delitos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ao observar que “também é obrigação das instituições e da sociedade combater as causas da violência”.
O governador Rui Costa destacou que o debate entre as instituições, cada uma ressaltando pontos que podem ser melhorados, engrandece o trabalho. “Saio feliz daqui, por perceber que todos querem ajudar e lutam para superar as dificuldades”, disse, acrescentando já ter solicitado da Secretaria da Educação um sistema que permita acompanhar se os alunos estão frequentando as aulas.
Na apresentação da Defensoria Pública foi colocado o problema da evasão escolar, constatando-se que a grande maioria dos adolescentes envolvidos em crimes na RMS se encontra fora da escola.
Fonte: Ascom SSP/Ba