Projeto que troca gratuitamente geladeiras usadas por novas estará em Cajazeiras, Pirajá e Lauro de Freitas, até o final de novembro; saiba como participar
Os bairros de Cajazeiras e Pirajá, e o município de Lauro de Freitas serão as próximas localidades a receber o caminhão do projeto Nova Geladeira, uma iniciativa da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que realiza a troca de geladeiras velhas por novas, de forma gratuita. O usuário que preencher os pré-requisitos poderá se inscrever no projeto e realizar a troca observando o seguinte calendário: até sábado, na Rua Osvaldo Sá de Menezes, no Largo da Pronaica, em frente a Unidade Policial, em Cajazeiras 10; de segunda, 31/10, até dia 12 de novembro, na Rua 08 de novembro, no estacionamento do mercado Mercantil Rodrigues, em Pirajá; e de 16 a 26 de novembro, em Lauro de Freitas, no Caji, na Rua Gerino de Souza Filho.
As inscrições também podem ser feitas nos postos de atendimento em uma das unidades da Prefeitura-Bairro. Para ser beneficiado pelo projeto, o usuário deve estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou ser morador de comunidade popular; ser maior de idade; estar adimplente com a Coelba; estar com fornecimento regular de energia; ter a média mensal dos 3 maiores consumos dos últimos 12 meses igual ou maior a 80 kWh/mês; possuir o equipamento antigo para realizar a troca, e não estar participando de algum outro projeto de eficiência enérgica da empresa.
De acordo com informações da Coelba, a troca permite uma grande economia para o cliente, já que, segundo a empresa, 70% do uso da energia de uma residência pode ser da geladeira. “Uma geladeira velha consome em média 50 a 60 kWh/mês. E o equipamento novo que a gente doa com selo Procel, consome em torno de 20 à 25 kWh/mês”, afirmou a analista de eficiência energética da Coelba, Nara Marambaia.
Fonte: Correio da Bahia