No dia 7 de outubro, às 15h, estudantes do turno vespertino da Escola Municipal Governador Mário Covas, em Itinga, Lauro de Freitas, terão pela primeira vez, a oportunidade de assistir no ambiente escolar, uma apresentação da Camerata Opus Lúmen, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Na ocasião, o sexteto formado em 2001, e composto por Solamy Oliveira (clarinete), Hugo Félix (oboé), Ilza Cruz (fagote), Adelson Lemos (trompa) e Tota Portela (Antônio Carlos Portela) (flauta), executarão peças eruditas contemplando a música clássica, passando pela popular estilizada. Já no dia 17/10, às 10h, é a vez da Camerata Quadro Solar, contemplar os alunos do turno matutino.
A apresentação tem caráter artístico e didático, e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.O grupo abre as comemorações da semana da criança, na Mário Covas, presenteando os estudantes com um estilo musical até então pouco acessível àquela comunidade escolar.
Para a diretora Fábia Santana, a presença da Camerata na Mário Covas visa aproximar os estudantes do ambiente da música sinfônica, possibilitando a abertura de um novo olhar cultural. “A música tem a magia de estimular a criatividade e aprimorar a capacidade crítica das crianças, além de fomentar o gosto pela música de concerto e ampliar a percepção musical de cada aluno, contribuindo em sua formação cognitiva”, justifica a gestora.
O município de Lauro de Freitas implementou esse ano, a disciplina de Artes, com ênfase em Música, o que tem proporcionado uma oportunidade inédita para os educandos do Ensino Fundamental I. “A presença da Camerata Opus Lúmen em nossa escola é mais uma possibilidade de proporcionar aos estudantes um momento de diversão contemplativa, de maneira como nunca tiveram antes, ou seja, aproximá-los ainda mais da música, sobretudo desse estilo musical que estimula a memória, acalma e alivia as ansiedades, diz o professor e o coordenador pedagógico Carlos Souza”.
“Com a disciplina de música os alunos tomaram conhecimento de outras linguagens de aprendizado. Até mesmo os estudantes do 1°ano, já reconhecem algumas figuras e ou símbolos musicais”, destaca a professora de música Sidinalva Silva. Na visão da educadora, para além do conhecimento, a visita da camarata à escola, possibilitará aos alunos, contato com os músicos e outras formas artísticas, as quais irão incentivá-los a ampliar os horizontes para novas perspectivas de vida, com incentivos positivos e desafiadores.
SOBRE O PROJETO – O Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia tem como objetivo oportunizar a apreciação musical com vistas à difusão e o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação cidadã dos baianos. Para tanto, o Projeto possibilita o acesso gratuito dos mais diversos tipos de público a apresentações dos Grupos de Câmara da OSBA em locais alternativos da cidade como igrejas, associações comunitárias, museus, ONGs, hospitais, escolas das redes pública e privada, entre outros.
A Escola Municipal Governador Mário Covas, está localizada no município de Lauro de Freitas – BA, Itinga, situada no Loteamento Parque São Paulo, s/n próximo ao antigo fim de linha dos ônibus. Tel.: 71 3251-8115 / 3365-1529.