A parceria e a harmonia entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas foram destacadas nos discursos da presidenta Naide Brito (PT) e a da prefeita Moema Gramacho, na sessão solene de abertura da 14ª Legislatura (2017/2020), na tarde desta terça-feira (7). Antes de ler a mensagem com as metas da sua gestão, a prefeita assumiu o compromisso de ajudar a ampliar o espaço da Câmara, “para que possa caber mais povo”, e a presidenta da Câmara convidou a população a acompanhar atentamente os trabalhos da Casa.
Mantendo a tradição da Câmara, a sessão foi iniciada com a vereadora Miriam Martinez (PSD) fazendo a leitura de um texto bíblico, seguida dos Hinos Nacional e ao 2 de Julho (estadual). No Mês da Mulher (março), Naide Brito ressaltou o avanço que é Lauro de Freitas ter cinco vereadoras, entre elas a presidenta, a primeira e a segunda vice-presidentas do Legislativo, respectivamente as vereadoras Luciana Tavares (PCdoB) e Dona Augusta (PR), e uma prefeita.
Relatório final
O primeiro-secretário da Câmara, vereador Fausto Franco (DEM), lembrou que no processo político todo mundo é importante e conclamou todos a lutar para que as empresas radicadas em Lauro de Freitas priorizem a mão-de-obra do município. Com a chegada da prefeita, uma comissão composta pelo vereador Roque Fagundes (PT) e pelas vereadoras Miriam Martinez, Dona Augusta, Luciana Tavares e Débora Régis (PSL) foi designada pela Presidência para conduzi-la ao plenário.
Diante das galerias lotadas e da presença de secretários municipais e autoridades estaduais, Moema anunciou que até o final de março apresentará o relatório final de transição e publicizará a situação na qual encontrou o município. Ela anunciou, também, a retomada do orçamento participativo e dos programas de habitação que foram marcas das suas duas gestões anteriores. “Até 2012 Lauro de Freitas era, exceto as capitais, o quinto município em captação de recursos federais”, lembrou.
Metrô e shopping
A prefeita fez um balanço dos dois meses de gestão, ressaltando a reabertura de 13 postos de saúde, a construção do Hospital Geral de Areia Branca pelo governo do Estado – que será o terceiro maior da Bahia e possibilitará a transformação do Menandro de Farias em uma Maternidade; o projeto de consolidar a educação em tempo integral, implantando o conceito de Cidade Educadora; a chegada do Metrô, até 2018, até o antigo Centro de Distribuição da Insinuante, onde também será construído um shopping que vai gerar cerca de 3 mil empregos diretos.
Ao final da leitura da mensagem do Poder Executivo, a palavra foi franqueada aos e às parlamentares, que falaram sobre a grave situação política e econômica do País, dos projetos para a cidade, da violência contra a mulher, do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), e da necessidade de a Câmara ter um espaço mais amplo e digno para os munícipes.
07.023.2017
Ascom Câmara Municipal de Lauro de Freitas