A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (23/7) uma linha de crédito para a antecipação de até três anos de recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A taxa de juros será de 0,99% ao mês.
Interessados já poderão recorrer ao empréstimo a partir do dia 27 de julho. A instituição financeira terá R$ 5 bilhões em recursos para a nova linha de crédito. O trabalhador poderá pedir a antecipação de, no mínimo, R$ 2 mil. O limite máximo será o valor disponível na conta vinculada do FGTS.
Segundo a instituição, 6,1 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário, que possibilita a retirada anual de parte do fundo. O processo de antecipação do saque será completamente digital, por meio do aplicativo do FGTS, e o trabalhador poderá indicar um outro banco de sua preferência para transferir o dinheiro.
“No momento de pandemia, estamos lançando esta linha de crédito para que os trabalhadores possam contratar de forma digital, sem precisar ir a uma agência. Os juros são até 75% mais baixos do que os de outras linhas de crédito pessoal disponíveis no mercado” afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Confira abaixo o passo a passo do processo de antecipação:
1. Acesse o APP FGTS ou o site da Caixa Banking e faça login. Depois veja os seus saldos de FGTS.
2. Faça a opção pelo saque-aviversário. A partir do dia 27, haverá a opção para a contratação do empréstimo.
No final do processo, o trabalhador deve inserir sua assinatura digital e obter o demostrativo ou um comprovante, que será exibido no app.