A caatinga é um rico bioma encontrado em vários municípios da Bahia. A recuperação de mil hectares desta vegetação irá beneficiar as populações de Juazeiro, Uauá, Curaçá, Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, localizados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, e Campo Formoso, no Território Piemonte Norte do Itapicuru.
São ações desta importância que fez o Pró-Semiárido ser considerado o melhor programa de desenvolvimento agrícola e combate à pobreza do mundo.
O “recaatingamento” está sendo realizado em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e envolve aproximadamente 600 famílias (2.400 pessoas).
O trabalho de recuperação prevê o isolamento de 50 hectares de mata, que é cercada para que a Caatinga possa rebrotar naturalmente. Também será feito o plantio de algumas espécies de plantas nativas.
Reflorescer a caatinga é investir nas pessoas do semiárido baiano. É ter compromisso com o meio ambiente e a preservação das espécies.
Vamos trabalhar forte para podermos proporcionar ações dessa natureza a outros municípios da Bahia.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!