O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou durante coletiva de imprensa transmitida nesta quarta-feira (24/3), que a vacinação de idosos com 68 anos e a comunidade quilombola de Ilha de Maré serão vacinados a partir desta sexta-feira (26/3). Segundo Bruno, caso a capital receba mais doses da vacina, a imunização contemplará os idosos com 67 anos e outros públicos neste final de semana.
O prefeito aproveitou para informar que as medidas restritivas e ampliação de unidades de saúde estão refletindo na diminuição dos casos de Covid-19 na cidade. “Ontem regulamos 97 pacientes e hoje temos 38 aguardando para serem transferidos, sendo que 23 precisam de leito de UTI”, afirmou.
“Os números melhoraram. Chegamos a ter 87 pacientes aguardando leitos e 137 aguardando regulação e hoje são 38. De 87 para 23 é um número expressivo. Hoje podemos dizer que o pior momento da pandemia já passou. Não sabemos se poderemos ter outros piores momentos, mas atualmente o quadro é esse”, frisou o chefe do Executivo.
“Esses números só confirmam que as medidas de isolamento social surtem efeito. Os números epidemiológicos de casos ativos e novos casos estão caindo. À medida que menos pessoas contraissem o vírus, era natural que menos pessoas demandassem o sistema de saúde e isso ocorreu agora”, completou.
Bruno reafirmou que avaliará entre esta quarta-feira e sexta-feira (25 e 26/3), em reunião com prefeitos e o governador, sobre uma possível prorrogação das medidas restritivas “Vamos discutir de forma aberta com os prefeitos, com o Governo do Estado e com o segmento empresarial que caso as medidas tenham que ser prorrogadas se é melhor antecipar os feriados e fazer uma contenção maior para que esses números [de novos casos] diminuam com uma rapidez maior e a gente possa sinalizar para uma abertura do comércio após a semana santa, mas ainda vamos conversar”.