O Brasil registrou hoje 473 novas novas mortes de covid-19, elevando para 557.359 o total de óbitos registrados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes ficou em 968, a menor desde 18 de janeiro. Já o número de infectados subiu para 19.953.379, com 18.247 novos diagnósticos positivos confirmados de ontem para hoje. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, e foram obtidos junto às secretarias estaduais de saúde.
Hoje é o terceiro dia consecutivo em que o Brasil registra média móvel abaixo de mil. Até a última sexta-feira (30), o índice havia se mantido por 191 dias seguidos acima deste patamar. Na chamada primeira onda da pandemia no Brasil, o máximo de tempo em que a média ficou acima de mil foram 31 dias.
lém disso, hoje o país também completa três dias consecutivos com tendência de queda (-19%) na comparação com 14 dias atrás. A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados, segundo especialistas. A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade.