O Brasil bateu um novo recorde de mortes registradas em 24 horas, com 474 óbitos, e ultrapassou a China no número de óbitos pelo novo coronavírus. O recorde anterior do Brasil era de 23 de abril, com 407 vítimas.
O país é agora o 9º país com mais mortes no mundo. Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, ao todo 5.017 pessoas morreram por Covid-19. A China, por sua vez, registra 4.637 mortos, a maioria em Wuhan, na província de Hubei (4.512).
Em número de casos, o país tem 71.886 casos confirmados e ainda em 11º lugar, atrás da China, que tem 83.938 casos.
Os primeiros casos confirmados do novo coronavírus foram registrados em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Já no início da pandemia o país determinou uma quarentena sem precedentes nas cidades afetadas. O isolamento, ao que tudo indica, levou a diminuição do número de novos casos confirmados por dia e culminou no relaxamento da quarentena no fim de março.
O recorde de mortes por coronavírus em 24h registradas na China aconteceu em 17 de fevereiro, após o país asiático adotar uma nova metodologia para confirmação de casos e vítimas.
A velocidade com que o vírus se alastra e causa mortes no Brasil é similar à observada na China. Ambos os países levaram cerca de dois meses para atingir os primeiros mil mortos após o registro do primeiro caso.
Os dados sobre mortes nos dois países desde o surgimento do vírus indicam que o Brasil ultrapassou a China devido à queda no número de novas mortes do país asiático. Entre 29 de março e 16 de abril, a China registrou 42 mortes novas mortes. No mesmo período, foram 1.788 óbitos no Brasil.
Assim como na China, é possível que no Brasil haja subnotificação do número de pessoas infectadas e de mortes causadas pela Covid-19
Ao ultrapassar a China em número de mortos, Brasil se torna o nono país com mais vítimas da Covid-19