Bom dia e excelente domingo prá você.
Que notícia mais triste!
Até 2030 o Brasil poderá registrar 100 mil mortes consideradas evitáveis.
As razões prá isso acontecer? A paralisação do programa mais médico e do congelamento dos gastos federais na atenção básica de saúde no país com teto de gastos.
As informações e os dados, são resultados de dois estudos feito pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA e do Imperial College, em Londres.
Um desses estudos foi publicado no dia 26 de abril, sexta-feira última, na BMC medicine, uma das principais revistas médicas do mundo.
O estudo analisou dados de 5.507 municípios brasileiros em uma projeção de 2017 até 2030.
Observe que o levantamento não inclui os óbitos em maiores de 70 anos.
Esse desastre previsível, começou quando o governo cubano decidiu retirar os seus médicos -oito mil médicos -do Programa depois de inúmeras ofensas do Jair Mentira a este povo solidário à causa da saúde pública do Brasil.
Quando um governo se preocupa em destruir programas sociais para atender a caprichos irracionais de uma direita, sem nenhuma noção do que é conviver em uma área sem o mínimo atendimento à saúde, o resultado é um naufrágio que atinge diretamente milhões de brasileiros.
Não existe um dia em que o nosso país acorde sem uma perda vital para a nossa sociedade, principalmente, os mais vulneráveis.
Bolsonaro precisa agir e, urgentemente, para repor as carências do atendimento médico das famílias brasileiras.
O povo não pode pagar por suas irresponsabilidades diplomáticas e administrativas.
O Mais Médicos é um Programa que deve ser ampliado, não destruído, como está ocorrendo nesta sua gestão catastrófica!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Ba licenciado e atualmente Secretário de Desenvolvimento Rural.
Se concorda, compartilhe.