O presidente do PT baiano, Éden Valadares, criticou nesta sexta-feira (19) o presidente Jair Bolsonaro por entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra as medidas restritivas decretadas pelos governadores da Bahia (Rui Costa), Distrito Federal (Ibaneis Rocha) e Rio Grande do Sul (Eduardo Leite) para conter o novo coronavírus.
Para Valadares, Bolsonaro é o principal aliado do coronavírus no Brasil. “Infelizmente o presidente da República não deixa dúvidas: Bolsonaro é o principal aliado do coronavírus no Brasil. Não bastasse ser garoto-propaganda contra o uso de máscaras e deixar o país no fim da fila mundial no que se refere a vacinação da população, ele agora busca atrapalhar quem luta contra a contaminação do povo e a favor da preservação das vidas. Mais uma prova da desumanidade de Bolsonaro”, declarou ao bahia.ba.
O governador Rui Costa (PT) afirmou que já acionou a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para atuar no caso. “Essa ação no STF é mais uma vez a tentativa dele de mostrar que é aliado do vírus, aliado da morte. Está tentando acelerar o número de mortes e a disseminação do vírus no Brasil. Ele vive da crise, do colapso e, como ele é incapaz, incompetente para gerir o país, quer aprofundar ainda mais a crise para tentar polarizar com uma parcela da sociedade”, reiterou o chefe do Executivo baiano.