Após o ex-presidente Lula (PT) defender que o aborto deve ser tratado como questão de saúde pública e decidido pelas mulheres, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitaram a oportunidade para criticar o rival e reforçar o aceno aos conservadores.
Apesar das críticas ao petista, o atual mandatário já comungou de opinião semelhante à de Lula, conforme relatou a jornalista Juliana Dal Piva, no Uol. Segundo a repórter, em 2000, em entrevista à revista Istoé Gente, Bolsonaro foi questionado sobre a legalização do aborto e sequer mencionou que a prática deveria ser proibida. “Tem que ser uma decisão do casal”, disse o então deputado, que já admitiu ter vivenciado a situação. “Passei para a companheira. E a decisão dela foi manter. Está ali, ó”, disse Bolsonaro, apontando para foto de Jair Renan, que tinha cerca de 1 ano e meio.
Em 2018, quando foi novamente questionado pela Folha de S. Paulo sobre o tema, ele manteve a resposta anterior. “Não compete ao outro lado”, disse ele em referência ao homem. “Vamos supor que eu tenho um relacionamento contigo. Você quer o aborto”, exemplificou, afirmando que caberia à reporter a decisão de abortar ou não