O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu o deputado Ricardo Barros (PP-PR) como novo líder do governo na Câmara. Ele assume o cargo deixado pelo deputado Vitor Hugo (PSL-GO), que atuou na liderança do governo na Câmara desde o início do mandato de Bolsonaro.
Barros já foi ministro da Saúde entre 2016 e 2018, durante o governo de Michel Temer (PSDB). Ele também já atuou como Secretário Estadual da Indústria e Comércio, entre 2011 e 2014, e foi Prefeito de Maringá, no Paraná, entre 1989 e 1992. Através de seu perfil no Twitter, ele agradeceu a indicação ao cargo.
“Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança do convite para assumir a liderança do governo na Câmara dos Deputados com a responsabilidade de continuar o bom trabalho do Líder Vitor Hugo, de quem certamente terei colaboração. Deus me ilumine nesta missão”, escreveu, na rede social.
O Progressistas, partido de qual Barros é filiado, integra o bloco de partidos conhecido como “Centrão”. Atualmente, o conjunto de siglas tem integrado formalmente a base de apoio do governo Bolsonaro. A mudança entre os dois líderes retira o PSL, ex-partido do presidente, do protagonismo das articulações políticas na Câmara.