O cenário de descaso e abandono na comunidade e no bairro de Jauá, Orla de Camaçari, tem causado sérios danos para os moradores, principalmente para os comerciantes locais. Por este motivo um grupo de moradores procurou o deputado estadual Bira Corôa (PT-BA), que visitou a comunidade para acompanhar a situação.
Segundo os moradores, há quase 3 anos, obras iniciadas pela Prefeitura de Camaçari estão abandonadas. “A Praça principal de Jauá está com a reforma parada, no Parque das Dunas é retirada areia sem fiscalização, o local virou uma espécie de lixão – são descartados materiais de construção, móveis, e animais mortos, causando infestação de moscas, mosquitos, ratos”, denunciou.
O parlamentar esteve na comunidade e relatou “na praça, onde deveria ser executada a obra de revitalização não encontrei máquinas, nem profissionais trabalhando. É um descaso com a população. Até a escultura na entrada do bairro, o papagaio, símbolo de Jauá, está jogado no chão há quase 3 anos”. Além disso, desativou o estacionamento, reduziu a pista de acesso à praia, inviabilizando a principal atividade econômica, o turismo. Isto afetou fortemente o comércio, incapacitando a geração de emprego e renda.
Ainda caminhando pelo bairro, Corôa identificou que um marco histórico, cultural, econômico e social de Jauá, a Fonte da Barrica, está abandonada. Já no calçadão da praia foi instalada uma caixa coletora de lixo, mas para os comerciantes e moradores locais causa mais transtorno do que auxilia na limpeza. “A comunidade reclama do mau cheiro, da infestação de moscas, e também do horário de coleta que atrapalha o trânsito, e afasta o turista da praia no melhor momento de lazer, pela de manhã”, destacou.
Outra situação verificada pelo deputado Bira foi que a maior praça esportiva da localidade, conhecida como Campo dos 30, também está abandonada. “Segundo os moradores, foi negociado a revitalização do campo e construção de uma praça no local. Mas, nem o campo e nem a praça foram entregues à população até hoje”, finalizou.
O petista, pelo seu histórico de atuação e identidade com o município, colocou o mandato à disposição para fazer a interlocução com a gestão pública municipal, na busca de solucionar esses problemas.