Os beneficiários do Auxílio Brasil – antigo Bolsa Família — têm até dia 30 de dezembro para realizar o acompanhamento de saúde (pesagem), procedimento obrigatório para continuar sendo assistido pelo programa. Em Lauro de Freitas, a pesagem de crianças com idade entre zero e sete anos, gestantes e mulheres entre 14 e 44 anos, pode ser realizada em todas as Unidades de Saúde de Família (USF) de segunda à sexta-feira a partir das 8h.
De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Cadja Sense, é necessário a apresentação do documento de identificação com foto, caderneta de vacinação da criança, caderneta da gestante e cartão do Auxílio Brasil. “Por meio da pesagem, o governo consegue identificar as famílias que estão com dificuldade de acessar os serviços de educação e saúde. É necessário que todos que estão inseridos nesse grupo realizem a pesagem”, falou.
O procedimento é realizado duas vezes ao ano. Atualmente, em Lauro de Freitas, mais de 20 mil pessoas são beneficiárias do Auxílio Brasil. A verificação do peso é obrigatória e, caso a família não compareça, poderá ter o benefício bloqueado.