Durante o Campeonato Baiano, que contou com 45 atletas federados e com duas vagas para cada categoria, cinco alunos da Base Comunitária conseguiram as primeiras colocações.
Cinco altetas do projeto ‘Luta Cidadã’, promovido pela Base Comunitária de Segurança de Itinga subiram ao pódio neste domingo, 27, no Campeonato Baiano de Muay Thai, realizado no Ginásio de Esportes de Lauro de Feitas, Região Metropolitana de Salvador. Com esses resultados, os cinco competidores se classificaram para o Campeonato Brasileiro, realizado no mês de outubro, em São Paulo.
Rafael Jesus Junior, 20 anos, e Rafael Nascimento, 16, foram campeões nas categorias de 91 e 67quilos, respectivamente. Já Moisés Gonzaga , 20, Isaac Santos Vieira, 19, e Renato Pereira, 20, foram vice-campeões das categorias de 81, 100 e 71 quilos.
A comandante da BCS, tenente PM Naila Menezes, contou a emoção de ter os garotos representando a comunidade de Itinga. “Essas ações ajudam eles a ter novas perspectivas de vida. A emoção é única e eu acredito muito na capacidade de se tornarem grandes atletas”, reforçou.
Ministrada pelo soldado PM Leonardo de Jesus, coordenador do projeto, as aulas são realizadas dias de segunda, quinta e sexta-feiras, no estacionamento da base. Participam aproximadamente 40 alunos com idades entre 10 e 56 anos.
“Sinto-me vitorioso em poder ajudar essas pessoas que se dedicam e se esforçam para comparecerem aos treinos. Sei que não é fácil se tornar um atleta, mas até as próprias dificuldades contribuem para que continuemos focados em direcionar essas pessoas a seguirem o caminho do bem,” declarou Leonardo.
Dentre os principais pré-requisitos para participar do projeto está frequentar regularmente a escola/colégio.Caso algum morador tenha interesse em se matricular, mas mas não esteja estudando, a equipe da BCS faz o intermédio entre uma escola e o candidato para que ele inicie ou retorne ao ambiente escolar.
Rafael Nascimento, um dos campeões da disputa, diz se sentir grato ao incentivo que recebe dos policiais da base. “Eles se tornaram minha família. E eu sei que sem minha fé em Deus e sem a ajuda moral, psicológica e financeira que eles nos dão, tudo seria mais difícil. A felicidade é imensa e eu só tenho a agradecer. Vou lutar com muita garra para trazer mais uma medalha para a Bahia,” declarou.
O evento reuniu 45 atletas federados, e para cada categoria foram disponibilizadas duas vagas. Além dos demais alunos do projeto, amigos e familiares dos campeões da BCS também estiveram presentes para prestigiar a competição.
Fonte: Ascom SSP BA