A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Choque, encerrou no sábado (10), o IV Curso de Operações com cães (COpCÃES). O objetivo foi capacitar os discentes como operadores de cães policiais no adestramento e nas ocorrências de busca, resgate e apreensão com a presença de cães farejadores. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada, nesta segunda (19), na sede do batalhão, em Lauro de Freitas.
Participaram da atividade, ao todo 34 novos cachorreiros, destes 26 são da PMBA, um policial militar do Estado do Tocantins e outro da Paraíba, um da Guarda Municipal de Salvador, além de cinco militares das Forças Armadas, três do Exército Brasileiro e dois da Aeronáutica.
Durante o curso, os novos condutores de cães das raças como labrador, rottweiler e dos pastores alemão e belga de malinois, foram instruídos nas diversas áreas operacionais, que vão desde psicologia canina, com noções de veterinária, até as atividades policiais de ordem unida, tiro policial e Controle Distúrbio Civil, todas praticadas com a atuação dos cachorros.
O curso contou também com participação do Batalhão de Polícia de Guardas (BG), nas operações prisionais, do Grupamento Aéreo (Graer) com as operações helitransportadas e do Corpo de Bombeiros da Bahia com as noções de busca e farejamento com cães.
Fonte: Ascom PM/BA