No próximo sábado (27) o Bloco Afro Bankoma realiza a oitava edição do Ensaio Mauanda Bankoma, último antes do Carnaval, e traz como convidado especial o cantor Carlinhos Brown. Realizado tradicionalmente no Pelourinho, este ano o ensaio acontece no Parque Ecológico de Lauro de Freitas, em Vilas do Atlântico, às 14h.
Essa não é a primeira vez que o Cacique participa de um ensaio do Bankoma. Além dele, outros nomes da música baiana também já fizeram a troca de experiências da cultura de matriz africana – Ana Mameto, Banda Didá, Ilê Aiyê, Muzenza, Malê de Balê, Juliana Ribeiro, Will Carvalho.
Termo de origem bantu-kikongo, Bankoma significa povo negro reunido em festa, e Mauanda rede, o que justifica o nome do encontro que tem como objetivo promover integração intercomunitária dos terreiros e população, e dar visibilidade a essa cultura tão forte no município. Além da beleza das fantasias e da dança, o Bankoma leva para o encontro um museu que conta a história do bloco, a loja de roupas e acessórios, e quitutes da culinária africana.
O Bankoma surgiu, em 2000, com as oficinas criativas e artísticas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Lauro de Freitas. Com 2 mil associados, o Bankoma se consagrou no Carnaval de Salvador, onde desfila sempre nas quintas-feiras e sábados. Na Quarta-Feira de Cinzas o bloco reverencia o povo e a cidade de Lauro de Freitas com um desfile pelas ruas de Portão.