O bancários vão aderir ao “Dia Nacional de Paralisação contra PEC 55” e as agências do estado da Bahia só funcionarão a partir do meio dia. Segundo o Sindicato dos Bancários, a decisão foi aprovada em assembleia.
“O objetivo é deixar claro que não iremos aceitar a aprovação da PEC 55 (Proposta de Emenda à Constituição) e das demais tentativas da retiradas de direitos do governo Temer. É um absurdo congelar por 20 anos, investimentos sociais enquanto que, os bancos continuam abocanhando quase metade do orçamento da União através dos juros da dívida pública”, disse Augustos Vasconcelos, nesta quinta-feira (10) .
Recentemente os bancários ficaram mais de um mês em greve, porém Vasconcelos, diz que isso não é premissa para deixarem de aderir ao movimento. “Temos uma clareza que a luta dos trabalhadores exige uma unidade de todas as categorias e todos os segmentos participarão da paralisação amanhã e evidente que os bancários que enfrentam um dos setores que dá sustentação a essas propostas absurdas não poderia ficar calados. Não entraremos para história por omissão. O momento é de reagir”, ressaltou.
Conforme ele, além da PEC 55 (antiga PEC 241), a mobilização é contra também a elevação da idade para aposentadoria, terceirização e flexibilização da CLT. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, após ser aprovada na Câmara dos Deputados recebeu nova numeração ao passar a tramitar no Senado. Agora é PEC 55, a medida foi para organizar o sistema do Senado, conforme a diretoria da mesa. A PEC 55 é motivo de crítica de diversos setores sociais pois estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
Fonte : Bocão News