Acesso a água, acesso a mercados e os resultados das ações desenvolvidas pelos projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricola (FIDA) dentro e fora do Brasil foram alguns dos temas abordados no primeiro dia do Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado, que teve início nesta terça-feira (17), em Juazeiro, no semiárido baiano, que reúne 80 pessoas de sete países da América Latina, e do Brasil.
Na Bahia, O FIDA financia o Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O projeto é parte integrante de um conjunto de compromissos do Estado para seguir avançando na erradicação da pobreza, levando serviços e investimentos diretamente para a população.
A abertura do evento foi feita oficialmente pelo Diretor País do FIDA para o Brasil, Claus Reiner, e teve a participação do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Hernán Chiriboga e da coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.
Wilson Dias destacou que o evento é uma oportunidade para troca de conhecimento: “A gente está finalizando o projeto e tem muito aprendizado, tem muita coisa para ser debatida para que o próximo projeto possa vir a acumular todos estes ganhos, de coisas que fizemos ou deixamos de fazer, as nossas boas práticas e as nossas práticas que precisam ser melhoradas pra gente encarar um momento novo com mais qualidade, que é o que temos procurado fazer na Bahia”, enfatizou.
O diretor País do FIDA para o Brasil, Claus Reiner, destacou a importância da proximidade proporcionada entre as várias iniciativas do FIDA nos oito países participantes, dentro do Encontro. Para ele, este é o grande diferencial do evento. “Estamos trabalhando juntos para baixar o nível de pobreza. Temos aqui o mesmo objetivo. Trabalhamos no mesmo tema. Estamos no mesmo lado. Temos a necessidade de intercambiarmos temas técnicos como faremos aqui porque temos muitos avanços e desafios pela frente. Acredito que estamos com uma ótima oportunidade pra isso nestes dias”, frisou.
O evento, segue até está quinta-feira (19), durante os três dias de programação acontecerão painéis e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar. Neste primeiro dia, foram realizados quatro painéis nas áreas de acesso a mercados, acesso a água e monitoramento & avaliação.
Os participantes brasileiros conheceram como ocorrem estes trabalhos em projetos apoiados pelo FIDA em outros países e vice-versa. Entre os projetos do FIDA no Brasil que apresentaram seus trabalhos neste primeiro dia estão o Pró-Semiárido (Bahia), com ações voltadas ao monitoramento e avaliação: Procase (Paraíba), que mostrou o trabalho de acesso a água naquele estado; Viva o Semiárido (Piauí) e Dom Távora (Sergipe), com acesso a mercados e o Paulo Freire (Ceará), com ações voltadas ao desenvolvimento de capacidades.
Para a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo, a troca de conhecimento gerada nos três dias será o grande diferencial do evento. “Este é o primeiro encontro que o Semear Internacional realiza direcionado a gestores dos projetos do FIDA. E estamos reunindo aqui vários deles. Acredito que os painéis vão nos encher de boa informação nesses dias e de muito conhecimento. Espero que esse seja um primeiro vários encontros”, disse.
O evento é uma realização do FIDA, IICA, Programa Semear Internacional, Coprofam, Programa FIDA Mercosul Claeh, e Governo do Estado da Bahia, por meio do Projeto Pró-Semiárido, com a parceria da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Embrapa Semiárido e de diversas autoridades locais e regionais.