Cerca de 9,5 milhões de veículos passaram pelas rodovias do Sistema BA-093 entre os meses de janeiro e junho deste ano. Os dados fazem parte do balanço de atuação da Concessionária Bahia Norte, responsável pela administração do Sistema BA-093, e mostra uma diminuição no fluxo em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrado cerca de 11,4 milhões de veículos.
Essa redução está relacionada à pandemia do novo coronavírus, que afetou a movimentação de pessoas e mercadorias nas rodovias de todo o país. Apesar deste cenário mais restrito, no entanto, a Bahia Norte continuou investindo na qualidade do serviço, com melhorias na infraestrutura rodoviária, inspeção viária, socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar.
Além disso, garantiu a manutenção dos empregos de seu quadro de integrantes e tomou decisões rápidas, que garantiram a segurança do staff em todas as áreas, com a criação de protocolos de saúde e treinamento das equipes em medidas de prevenção contra a COVID 19.
No primeiro semestre do ano, foram realizados mais de 60 km em manutenções nos trechos sob concessão e cerca de 9 mil atendimentos aos usuários, sendo 402 deles atendimentos médicos, 3.759 atendimentos mecânicos e mais 4.859 solicitações no mesmo período através dos canais de Ouvidoria e 0800 da Concessionária.
Ao todo, foram recuperados 11 km de pavimento, 1,5 km de drenagem e 530 m de acostamento, além de requalificados 48,5 km de sinalização horizontal. Destaque ainda para as obras da alça de acesso que conecta a Via Cascalheira à Via Parafuso e da marginal da BA-526, na altura do bairro Capelão, que trouxeram maior mobilidade e fluidez no tráfego das duas regiões, assim como a conclusão de obras de geotecnia em trechos da BA-093, garantindo a estabilidade do solo, mesmo com as fortes chuvas que atingiram a região neste período. Para o segundo semestre, está previsto o investimento de mais de R$ 32 milhões em melhorias e obras importantes ao longo do Sistema BA-093.
O diretor-presidente da Bahia Norte, Guilherme Eloy, avalia que os resultados são reflexo do trabalho incessante da Concessionária, que não parou mesmo em meio à pandemia, reforçando o seu compromisso com a excelência do serviço. “Nossas equipes estão empenhadas ininterruptamente em buscar soluções e garantir atendimento de qualidade aos usuários dos trechos sob nossa responsabilidade”, destaca. “Por isso, pensamos em manutenções programadas e investimos em qualificação”, completa.
Gerenciamento inteligente – Investimento em novas tecnologias de monitoramento e gestão rodoviária também marcou a atuação da Bahia Norte nos seis primeiros meses de 2020. Uma prova disso é a implantação de QR codes nas mais de 3 mil placas de sinalização vertical presentes nas rodovias do Sistema e o reforço do monitoramento das vias com o uso de scanners e drones.
A iniciativa visa auxiliar o trabalho de avaliação das equipes de operações da Concessionária, ajudando a identificar com mais precisão e eficiência necessidade de ajustes e intervenções, para garantir a fluidez viária, o conforto e a segurança dos usuários
Interlocução com o entorno e responsabilidade social – Consciente de seu papel social, no primeiro semestre de 2020, a Bahia Norte também foi responsável pelo desenvolvimento de ações de conscientização nas rodovias com temas como educação no trânsito, combate ao trabalho infantil e proteção às crianças e adolescentes.
Diante da pandemia do novo coronavírus, a Concessionária buscou somar esforços no combate à Covid-19 atuando em duas frentes principais. Uma delas foi a doação de 3 toneladas de alimentos não perecíveis e 2.500 itens de limpeza e higiene pessoal para comunidades do entorno das rodovias do Sistema BA-093.
Ao todo foram beneficiadas 560 famílias diretamente e 2.500 pessoas indiretamente em 09 localidades da região metropolitana de Salvador: Parafuso, Bosque das Bromélias, Caboto, Fazenda Madeira, Jardim Campo Verde, Quingoma, Palmares, Dandá e Pitanga de Palmares.
O outro braço contra a Covid-19 foi marcado por ações de apoio aos caminhoneiros, que realizam um serviço essencial e são responsáveis pelo transporte de itens para o abastecimento dos lares baianos. Iniciado em março, o projeto já atendeu mais de 4.800 profissionais com orientações de prevenção, medição de temperatura corporal e higienização das cabines dos caminhões.
O 1º Semestre em números
Fluxo
9.593.440 veículos passaram pelo Sistema BA-093
Atendimentos
402 atendimentos médicos
3.759 atendimentos mecânicos
4.859 solicitações pela Ouvidoria e canal 0800
Serviços
11 km de recuperação de pavimento;
530 m de recuperação de acostamento;
359 m de nova drenagem;
1534 m de recuperação de drenagem;
308 m de defensas metálicas trocadas
48,5 km de requalificação de sinalização horizontal;
24 unidades sinalização vertical substituídas
Mais de 3 mil placas com QR Codes
Apoio social
02 campanhas de conscientização realizadas
03 toneladas de alimentos doadas
2.500 itens de limpeza e higiene doados
09 localidades beneficiadas
560 famílias atendidas diretamente
2.500 pessoas impactadas indiretamente
4.800 caminhoneiros atendidos contra a Covid-19