O vereador Augusto Vasconcelos reuniu as catadoras e catadores de materiais recicláveis com o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, para tratar da necessidade de haver uma política em Salvador para a coleta seletiva que inclua a categoria, autônomos e cooperativas que atuam na área da reciclagem.
“É uma pauta fundamental para a questão ambiental e também gera emprego e renda. Na reunião, nós tratamos de medidas que podem garantir melhores condições de trabalho para as catadoras e catadores e também aspectos relacionados à logística”, pontua Augusto.
Na pauta ainda foi incluída a abordagem dos ecopontos – uma importante iniciativa que não tem tido a integração com os trabalhadores que atuam na área de catação.
“São milhares de famílias que tiram o seu sustento a partir da coleta seletiva. É necessário que a cidade valorize essas pessoas retirando-as da invisibilidade com políticas públicas. Tratam-se de pessoas que cumprem um papel muito importante para a questão ambiental e ajudam a gerar renda. O nosso mandato vai continuar na defesa da categoria. Caminhamos com eles há muito tempo e agora, na atividade legislativa, daremos ênfase nesta atuação”, concluiu o parlamentar.
Para Anemone Santos, da Federação das catadoras e catadores de recicláveis, a reunião foi bastante produtiva. Ela reconheceu o esforço do mandato do vereador Augusto Vasconcelos
e as trabalhadoras irão organizar novos momentos para fortalecer o diálogo e construir propostas em conjunto.