Diante da crescente preocupação com a inclusão educacional de crianças com deficiência nas escolas municipais de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) está cobrando a presença de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) nas instituições educacionais. A falta desses profissionais especializados compromete diretamente o processo pedagógico e a integração social de estudantes que necessitam de atenção especializada, como é o caso de crianças autistas.
Os ADIs têm a finalidade de auxiliar no processo pedagógico, garantindo que crianças com deficiência recebam a atenção e o suporte necessários para um desenvolvimento integral. Contudo, a realidade mostra que muitas escolas municipais de Salvador ainda carecem desses profissionais, afetando negativamente a educação e o bem-estar dos alunos que mais precisam.
Um relato desesperador de um pai, cujo filho, João Bernardo, de 4 anos, autista não verbal, foi impedido de frequentar a escola devido à ausência de um ADI, destaca a urgência da situação. “Meu filho já tem uma semana sem ir para a escola… até quando?”, questiona o pai. Esse e outros casos semelhantes têm chegado à ouvidoria da Câmara Municipal, evidenciando a necessidade imediata de ação.
O vereador Augusto Vasconcelos, que há tempos abraça essa causa, afirma: ”É inadmissível que, em pleno século XXI, crianças sejam privadas de educação por falta de estrutura adequada nas escolas. Estamos atuando firmemente para que a prefeitura de Salvador reconheça e atenda a essa demanda urgente, garantindo a contratação e a presença de ADIs nas escolas municipais.”